Ações da Vale recuam apesar de produção recorde no 3º tri

jueves 23 de octubre de 2014 08:35 GYT
 

SÃO PAULO, 23 Out (Reuters) - As ações da Vale recuavam na Bovespa nos primeiros negócios desta quinta-feira, mas em ritmo menor do que o principal índice da bolsa, após a empresa divulgar dado recorde de produção referente ao terceiro trimestre.

A mineradora produziu 85,7 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2014, alta de 3,1 por cento ante o mesmo período do ano passado, excluindo a produção atribuível à Samarco.

Às 10h34, as ações PNA da Vale caíam 1,08 por cento, enquanto os papéis ON perdiam 0,82 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 2,17 por cento.

Em nota a clientes, a corretora Brasil Plural disse que os números representam outra evidência dos esforços da diretoria da empresa em corrigir a falta de crescimento da produção, considerada uma das principais desvantagens da Vale ante seus pares nos últimos anos.

"Dito isso, nem tudo é um mar de rosas --a companhia citou que os embarques de minério de ferro no terceiro trimestre devem apresentar um desempenho pior do que as taxas de produção por causa de interrupções no transporte ferroviário de Carajás", acrescentaram. (Por Paula Arend Laier; Edição de Gustavo Bonato)