Ações do português BES caem após mudança proposta de executivos

lunes 23 de junio de 2014 12:02 GYT
 

LISBOA, 23 Jun (Reuters) - As ações do maior banco listado de Portugal, o Banco Espírito Santo (BES), tinham forte queda nesta segunda-feira após a mudança proposta na sexta-feira do presidente-executivo e da maior parte do Conselho Administrativo, por incertezas de que reguladores e acionistas vão aceitar o plano.

A família fundadora do BES aceitou que o patriarca Ricardo Espírito Santo Salgado deixará a diretoria junto a outros membros da família, propondo o vice-presidente financeiro Amilcar Morais Pires, visto como próximo a Salgado, como seu sucessor.

A substituição, e também o plano para criar um novo comitê consultivo a ser liderado por Salgado, terá que ser aprovado por acionistas no dia 31 de julho, sendo que depois o modelo de governança deve ser enviado ao Banco de Portugal, o BC do país.

Aprofundando as quedas da semana passada, as ações do BES caíam 2,73 por cento a 0,855 euro, às 12h10 (horário de Brasília), após ter atingido uma baixa de 0,826 euro -- o menor nível desde novembro.

"Ainda há incerteza uma vez que demorará mais de um mês para chegar a assembleia geral e devido ao fato de que o Banco de Portugal também precisa confirmar o plano", disse Albino Oliveira, analista da Fincor.

(Por Daniel Alvarenga)

REUTERS RF AFR