ATUALIZA 1-Ação da Sabesp sobe pela 2a sessão após planos para Cantareira

miércoles 20 de agosto de 2014 10:53 GYT
 

(Texto atualizado com comentários de analistas)

SÃO PAULO, 20 Ago (Reuters) - As ações da Sabesp voltavam a subir nesta quarta-feira, após a companhia ter detalhado planos para evitar racionamento em São Paulo.

Às 11h49, a ação subia 1,4 por cento, a 20,73 reais, diante de variação positiva de 0,9 por cento do Ibovespa. Na véspera, a ação da companhia paulista de saneamento básico já havia subido 0,89 por cento, após teleconferência com o mercado.

Analistas do Goldman Sachs destacaram o fato de a administração da Sabesp ter mencionado que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) já as obras para construção da infraestrutura necessária para retirar mais 106 bilhões de litros de água da reserva técnica do Sistema Cantareira.

Para isso a Sabesp ainda precisa de aval da Agência Nacional de Águas (ANA). "Isso (a aprovação) está sendo discutido, tem reuniões marcadas e a nossa expectativa é de que seja definido num prazo curto de tempo", disse o diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Sabesp, Rui Affonso.

"Se vamos precisar utilizar ou não, vai depender da pluviometria", acrescentou. A companhia espera que as chuvas retomem o ritmo normal a partir de outubro ou novembro.

O investimento adicional em novas bombas para extração no Cantareira é de cerca de 4 milhões de reais, segundo a Sabesp.

Os analistas do Goldman apontaram que se a reserva técnica adicional for aprovada e incorporada aos números do nível da reserva da Cantareira, o nível do sistema aumentaria dos atuais cerca de 13 por cento para 20 por cento. (Por Priscila Jordão; edição de Aluísio Alves)