PT dispara 6 pct em recuperação técnica, acompanha Oi

miércoles 29 de octubre de 2014 09:04 GYT
 

LISBOA, 29 Out (Reuters) - Os títulos da Portugal Telecom dispararam 6,3 pct, num movimento de recuperação técnica e a seguir os ganhos da brasileira Oi após ter tocado um mínimos de sempre a 20 de Outubro, segundo dealers.

"É mesmo uma recuperação técnica", disse Paulo Rosa, operador da GoBulling, lembrando que a PT também segue as recentes subidas da Oi, com quem "está umbilicalmente ligada".

A PT está em processo de fusão com a OI.

As acções da telecom brasileira subiram quase 11 pct entre o fecho de 23 de Outubro, quinta-feira e o da sessão de 28 de Outubro, ontem.

Os títulos da PT SGPS, que detém apenas uma participação de 25,6 pct na Oi e uma dívida de 900 milhões de euros (ME) da insolvente Rioforte, regressam para níveis de há duas semanas atrás.

A PT negoceia nos 1,14 euros, tendo tocado um mínimo de sempre este mês nos 0,865 euros.

A PT foi muito pressionada pela decisão do Tribunal Comercial do Luxemburgo ter rejeitado o pedido de gestão controlada da Rioforte, a insolvente empresa do Grupo Espírito Santo a quem a PT comprou 900 ME de dívida.

A 29 de Outubro, segunda-feira, a RioForte apresentou um recurso da decisão do Tribunal do Luxemburgo, afirmando que a deliberação é pouco favorável para os credores, que incluem a PT, e não salvaguarda satisfatoriamente o valor dos activos.

"A interposição deste recurso deverá ser irrelevante para o movimento das acções, já que a crença que a PT não deverá recuperar muito do investimento permanece", disse Paulo Rosa.

"Ainda é muito incerto o valor que vão recuperar, se é que vão recuperar algum", concluiu. (Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)