ACÇÕES PORTUGAL-Mota Engil dispara 4 pct com bons resultados, 'outlook' robusto

viernes 30 de mayo de 2014 06:04 GYT
 

LISBOA, 30 Mai (Reuters) - As acções da Mota Engil dispararam 4 pct suportadas na subida do lucro de 33 pct no primeiro trimestre da construtora e no 'outlook' robustamente apoiado na crescente exposição aos atractivos mercados emergentes, segundo dealers.

"Foram resultados muito interessantes. A carteira de encomendas que a Mota apresentou é muito boa", afirmou Gualter Pacheco, trader da GoBulling.

A carteira de encomendas está nos 3.900 ME, 81 pct dos quais em mercados externos.

O lucro da construtora cresceu para 7,3 milhões de euros (ME), suportado no crescimento das vendas e rentabilidade operacional nas geografias-chave de África e América Latina, assim como num aumento das margens.

"Os novos contratos anunciados esta semana e não incluidos nestes números ainda melhoram as coisas daqui para a frente", acrescentou Gualter Pacheco.

Esta semana, a Mota disse que venceu contratos de concessão e adjudicações na América do Sul avaliados num total de 520 ME, a maioria no México, onde vai construir uma nova auto-estrada, um metro ligeiro e operar uma operação de recolha de resíduos sólidos urbanos.

"É positivo eles estarem cada vez menos dependentes do mercado nacional. A estratégia nos últimos anos foi muito boa, conseguiram antecipar a tendência no mercado doméstico e agora estão a colher os frutos", disse o trader da GoBulling.

A actividade internacional da Mota ultrapassou os 68 pct do total das vendas, com África e América Latina a apresentar taxas de crescimento das vendas de, respectivamente, 33 pct e 18 pct.

Gualter Pacheco acrescentou que "o titulo caiu muito, e tem ainda margem para poder recuperar".

Após o disparo de 4 pct, as acções avançam 3,8 pct, regressando a níveis do início de Maio. (Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)