Semapa alia-se Apax e Bain para comprar PT Portugal, visa até 10 pct

jueves 27 de noviembre de 2014 03:30 GYT
 

LISBOA, 27 Nov (Reuters) - O conglomerado Semapa firmou um memorando de entendimento com os fundos Apax Partners e Bain Capital para comprar os activos portugueses da PT Portugal à Oi, podendo ficar com entre cinco e 10 pct do capital do incumbente lusitano de telecoms, anunciou a Semapa.

A Semapa é dona da segunda maior cimenteira portuguesa cimenteira Secil e de 81 pct da produtora de papel Portucel - o maior produtor europeu de pasta de papel Bleached Eucalyptus Kraft Pulp e de papéis finos UWF-Uncoated Woodfree.

O conglomerado adiantou, num comunicado divulgado no site do regulador CMVM (www.cmvm.pt), que este memorando foi celebrado ontem.

"A participação que a Semapa poderá vir a deter no investimento em questão, ainda a definir, deverá situar-se entre cinco e 10 por cento", adiantou.

A PT Portugal é totalmente detida pela brasileira Oi.

A 12 de Novembro, os fundos de investimento Apax e Bain avançaram com uma oferta conjunta de 7.075 milhões de euros (ME) pelos activos portugueses da PT Portugal, um valor mais elevado do que a proposta inicial de 7.025 ME da francesa Altice .

A empresária Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) geral sobre a PT-SGPS, oferecendo 1,35 euros por acção, visando manter a unidade do incumbente ao travar a venda dos activos portugueses de telecoms PT Portugal.

A PT-SGPS tem 25,6 pct da Oi.

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua)