FOCO-CTT disparam com rejeição compra PT Portugal, Semapa entra na corrida

jueves 27 de noviembre de 2014 12:07 GYT
 

(Repete)

Por Daniel Alvarenga

LISBOA, 27 Nov (Reuters) - Os títulos dos CTT-Correios de Portugal dispararam 6 pct após terem afastado entrar na compra da PT Portugal à Oi, uma operação que é vista pelos analistas como arriscada e financeiramente exigente.

Em sentido contrário, as acções da Semapa caíram 4,2 pct, na sequência de ter firmado um acordo com a Apax Partners e Bain Capital para comprar os activos portugueses da PT Portugal.

Os títulos da Portucel, detida em 81 pct pela Semapa, desceram 3,5 pct.

Segundo o BPI, a eventual venda pela Semapa de uma participação na Portucel, que vise ganhar músculo financeiro para entrar na operação de compra da PT Portugal, tem um potencial de destruição de valor de até 77 milhões de euros (ME).

"A operação de compra da PT Portugal é complexa e acarreta incerteza, e esta telecom parece ter perdido um pouco o foco em termos operacionais nos últimos tempos, com algumas dificuldades até ao nível das quotas", disse João Lampreia, analista do Banco BIG.

O operador postal comunicou esta manhã ao mercado que não está a considerar comprar qualquer posição do capital da PT Portugal.

"Esta declaração deverá remover as preocupações do mercado", afirmaram os analistas do BPI, referindo-se a notícias que apontavam os CTT a entrar na corrida à PT Portugal juntamente com os fundos americanos.   Continuación...