for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up
Brazil

Warner Bros não fornece informações de bilheteria sobre "Tenet" e frustra imprensa e estúdios rivais

LOS ANGELES (Variety.com) - Pessoas que acompanham de perto as arrecadações de bilheteria no cinema da América do Norte notaram uma surpreendente falta de transparência em torno das vendas de ingressos para “Tenet”, o épico de ficção científica do diretor Christopher Nolan com orçamento de 200 milhões de dólares e lançado no último fim de semana nos cinemas dos EUA.

Desde que “Tenet” estreou, a Warner Bros., estúdio por trás do filme, distribuiu informações a conta gotas, cuidadosamente selecionadas para repórteres e estúdios rivais. Tradicionalmente, os estúdios compartilham informações de bilheteria diariamente. Esse não é o caso com “Tenet”.

Embora tenha começado a ser exibido nos cinemas na quinta-feira do dia 3 de setembro, a Warner Bros. esperou até domingo, 6 de setembro, para anunciar oficialmente o faturamento do fim de semana de estreia. “Tenet” arrecadou 20 milhões de dólares no fim de semana prolongado, um resultado mediano para um filme dessa estatura.

Os observadores da indústria presumiram que a Warner Bros. queria que as receitas iniciais de bilheteria de “Tenet” parecessem tão robustas quanto possível - e esperar até domingo para ver os números completos do fim de semana faria os lucros parecerem mais fortes do que se o estúdio tivesse eliminado os números diários.

O estúdio, no entanto, estava preocupado que repórteres e rivais interpretassem mal ou analisassem injustamente os resultados - levando a manchetes que pudessem rotular incorretamente a estréia do filme como um fracasso. A Warner Bros. pediu aos jornalistas que fornecessem contexto, observando que as vendas de ingressos estariam automaticamente abaixo do normal, dado o fato de que as salas de cinema em grandes mercados como Nova York e Los Angeles não estão abertas e os cinemas que reabriram o fizeram com capacidade reduzida. Com essas ressalvas em mente, a Warner Bros. nunca esperou uma estréia de gala no fim de semana e, em vez disso, esperava que “Tenet” fosse exibido nos cinemas por meses sem muita competição.

Isso pode indicar que a decisão da Warner Bros. de reter informações e controlar rigidamente as reportagens sobre bilheteria pode não ser mais a exceção à regra. Isso pode sinalizar um novo precedente para as empresas de mídia sempre ansiosas para evitar críticas na mídia.

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up