for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up
Brazil

Brasil registra 606 novas mortes por coronavírus e 35.918 novos casos

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quinta-feira 606 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 168.061, informou o Ministério da Saúde.

Paciente com Covid-19 na UTI de um hospital em São Paulo (SP) 03/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Também foram notificados 35.918 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas atingindo 5.981.767, acrescentou a pasta, em números que indicam que a contagem local de casos está prestes a superar a marca de 6 milhões.

O governo tem buscado normalizar a publicação dos dados após sofrer por mais de uma semana com problemas técnicos, mas ainda mantém uma mensagem no site em que as informações são divulgadas afirmando que “estamos com alguns problemas nos sistemas que podem levar a algum atraso na atualização dos dados, estamos trabalhando na correção”.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, autoridades do Ministério da Saúde reforçaram que a pasta tem tido “cautela” na publicação dos boletins epidemiológicos diários sobre a situação da pandemia no país desde a detecção de um ataque hacker contra o ministério.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que é difícil estimar de forma “estatisticamente e epidemiologicamente relevante” se as médias móveis estão aumentando ou diminuindo no país.

“Às vezes você encontra que um determinado Estado mostra que houve um aumento naquele dia, mas a gente não sabe exatamente se aquele aumento... foi daquela semana ou um acúmulo de uma semana epidemiológica e meia”, disse Medeiros.

“É por esse sentido que a gente não tem um dado epidemiológico mais concreto para falarmos de aumento significativo ou uma queda significativa com relação... a antes do ataque hacker”, acrescentou.

De acordo com os dados publicados nesta quinta, o Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo, reportou as marcas totais de 1.191.290 infecções e 41.074 óbitos.

O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar entre os Estados com maior número de mortes pela doença, com o registro de 21.806 óbitos e 334.514 casos até o momento.

Na contagem de infecções confirmadas, porém, o Rio fica abaixo de Minas Gerais e da Bahia --Minas soma 390.337 casos e 9.648 mortes, enquanto o Estado nordestino registrou 380.294 infecções e 8.038 óbitos.

O Brasil possui 5.407.498 pessoas recuperadas da doença e 406.208 pacientes em acompanhamento, ainda segundo o ministério.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Nuestros Estándares: Los principios Thomson Reuters.

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up