March 24, 2020 / 2:45 PM / 11 days ago

Caça por barganhas faz Ibovespa disparar, mas Covid-19 mantém volatilidade

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista ensaiava uma recuperação nesta terça-feira, acompanhando a melhora de ativos de risco no mundo e refletindo busca por barganhas, enquanto agentes financeiros continuam avaliando uma bateria de medidas socioeconômicas e corporativas em resposta à pandemia de Covid-19.

09/05/2016 REUTERS/Paulo Whitaker

Às 11:37, o Ibovespa subia 8,94 %, a 69.252,89 pontos. O volume financeiro somava 5,4 bilhões de reais.

Na visão da equipe da XP Investimentos, o viés positivo no exterior encontra respaldo no discurso otimista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de sinal de consenso em importantes tópicos do pacote de estímulos no Senado norte-americano.

Trump afirmou na segunda-feira à noite que não permitirá que o coronavírus cause danos de longa duração à economia dos EUA, e que vai considerar como proceder após o término do isolamento de 15 dias na semana que vem. “A América vai estar nova e brevemente aberta para os negócios.”

Também nos EUA, o secretário do Tesouro e o líder democrata no Senado expressaram confiança na véspera de que um acordo será alcançado em breve sobre um pacote de estímulo econômico de longo alcance de 2 trilhões de dólares contra o coronavírus, endossando expectativas de um desfecho benigno.

No exterior, o norte-americano S&P 500 avançava 6,88%, enquanto, em Londres, o FTSE 100 tinha elevação de 5,35%. Os preços do petróleo também mostravam valorização no mercado internacional.

Analistas da Guide Investimentos destacaram que medidas de estímulo nas economias centrais corroboram o apetite pelo risco, mas que investidores também estão avaliando novos níveis de preços do mercado.

Na véspera, o Ibovespa à vista caiu mais de 5%, ampliando a perda em 2020 para 45%.

DESTAQUES

- MULTIPLAN subia 21,13%, com o setor se shopping entre as maiores altas do Ibovespa, recuperando-se de perdas severas recentes geradas por anúncios de fechamentos de empreendimentos em razão do novo coronavírus. BRMALLS ON tinha elevação de 19,87% e IGUATEMI ON ganhava 15,14%.

- AZUL PN e GOL PN valorizavam-se 21,22% e 19,48%, respectivamente, após novas medidas em resposta aos efeitos da pandemia, incluindo redução drástica na oferta de voos pelas duas companhias.

- CVC BRASIL ON mostrava acréscimo de 16,82%, após a operadora de turismo anunciar que vai reduzir a jornada de trabalho de seus funcionários pela metade a partir do início de abril, como parte de plano para garantir sua saúde financeira em meio à forte queda na demanda por viagens.

- BANCO DO BRASIL ON disparava 12,2%, melhor resultado entre os grandes bancos de varejo no Ibovespa, após declínio forte na véspera, com ITAÚ UNIBANCO PN subindo 7,02%, BRADESCO PN avançando 10,64% e SANTANDER BRASIL UNIT em alta de 8,97%.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 9,22% e 10,07%, respectivamente, ajudadas pela alta dos preços do petróleo no mercado internacional.

- VALE ON mostrava elevação de 9,85%, acompanhando a reação nos mercados como um todo. Os futuros do minério de ferro na China fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira, com o mercado dividido entre preocupações com demanda e crescentes chances de uma redução na oferta da matéria-prima.

Nuestros Estándares:Los principios Thomson Reuters
0 : 0
  • narrow-browser-and-phone
  • medium-browser-and-portrait-tablet
  • landscape-tablet
  • medium-wide-browser
  • wide-browser-and-larger
  • medium-browser-and-landscape-tablet
  • medium-wide-browser-and-larger
  • above-phone
  • portrait-tablet-and-above
  • above-portrait-tablet
  • landscape-tablet-and-above
  • landscape-tablet-and-medium-wide-browser
  • portrait-tablet-and-below
  • landscape-tablet-and-below